Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A economia das nossas avós

... e outras ideias para poupar e ganhar!

... e outras ideias para poupar e ganhar!

Proteja-se dos incêndios

As elevadas temperaturas, a baixa humidade e os ventos fortes têm dificultado o combate aos inúmeros incêndios florestais que fustigam Portugal, sobretudo no centro e norte do continente e na ilha da Madeira. Apesar de a maioria ser de origem criminosa, todos nós podemos ter comportamentos que ajudem a travar o avanço das chamas, protegendo, desta forma, vidas e bens:

 

- De acordo com a Portaria N.º 167/2006, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, não é permitido nos espaços florestais: fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes ou balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários (salvo as excepções previstas na lei); a circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesado que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminé;19827574_psIcg.jpg

 

- Limpe o mato à volta da sua habitação numa faixa de 50 metros (obrigatório segundo o Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro)  e guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, combustível e outros produtos inflamáveis;

folheto_fgcCasas2016_2.jpg

 - Se avistar um foco de incêndio alerte de imediato para o 112;

 

- Se fizer piqueniques, opte por comida já confeccionada e que não precise de ser aquecida. Caso queira fazer grelhados, escolha locais onde existam grelhadores ou onde o uso de grelhadores ou fogareiros seja autorizado. Mesmo nestas zonas, tenha o cuidado de extinguir por completo o fogo;

 

-  Caso se encontre numa zona onde esteja a lavrar um incêndio, siga sempre as indicações dos bombeiros, autoridades policiais e protecção civil. Não ponha a sua vida em risco nem a dos outros;

 

- Tape o nariz e a boca com máscaras apropriadas ou um lenço molhado; se tiver o cabelo comprido, ate-o o máximo que puder e/ou cubra-o com um lenço; use protecção ocular; utilize roupa larga e clara; veja mais conselhos aqui.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

De volta!

Por vários motivos, principalmente devido à situação de desemprego de que aqui vos falei, desde Abril do ano passado que não actualizava o blogue. Foi um período de grandes reflexões e de algumas mudanças na vida mas também de recuperar de energias para relançar projectos mais ou menos abandonados, como este.

 

O blogue A economia das nossas avós está de volta. Com mais dicas para poupar (dinheiro, tempo, paciência, etc.) fruto da minha própria experiência ou de leituras feitas aqui e ali. Espero também poder contar com a vossas críticas e conselhos.

 

Neste tempo de paragem, aproveitei para rever os textos já publicados e confirmar se as hiperligações ainda funcionavam. Aquelas que já não estão activas estão devidamente assinadalas no final de cada publicação. Se é a primeira vez que visita este blogue, tenha em conta que alguns textos mais antigos podem já não estar actualizados.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Conheça os seus direitos... e deveres

Fundação Francisco Manuel dos Santos tem um portal na Internet onde explica os direitos e os deveres que todos/as nós, cidadãos/as, devemos ter sempre presentes. Chama-se, precisamente, «Direitos e deveres dos cidadãos» e permite a pesquisa por temas, tem uma secção de legislação e jurisprudência e um glossário.

 

Embora a informação aqui disponibilizada seja genérica e não substitua o aconselhamento jurídico prestado por profissionais, não deixa de ser uma fonte importante para que possamos esclarecer-nos acerca dos mais diversos assuntos. Sem dúvida, um portal para consultar e acompanhar.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

1.ª Festa do Cinema com preços de saldo

Nos dias 11, 12 e 13 de Maio, o Instituto do Cinema e do Audiovisual promove a 1.ª Festa do Cinema com bilhetes a preço de saldo: 2,5 euros (excepto os filmes IMAX, 3D e salas VIP).

 

O festival vai realizar-se em 499 salas de cinema de todo o país.

 

Se é um/a cinéfilo/a, não perca esta oportunidade.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Poupar no gás e na electricidade

3e7e98c7_logo.png

 

O governo lançou recentemente uma campanha intitulada "Todos têm direito à energia", que pretende alertar os portugueses para os descontos de que podem junto das empresas fornecedoras de gás e de electricidade.

 

No site da campanha estão também disponíveis vários conselhos e truques para não aumentar a factura da luz e do gás. São gestos simples, mas que podem traduzir-se numa poupança considerável. De tão simples que são, por vezes até nos esquecemos de os pôr em prática. Por isso, nunca será demais relembrá-los.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Passatempos Carris/Metro

capa-carris_1413362224.png

 

Esta semana, descobri que a Carris e o Metro têm uma página onde publicitam diversos passatempos no âmbito dos quais oferecem bilhetes para os mais diversos espectáculos. A página não tem qualquer informação sobre a forma de participação nos mesmos e, neste momento, não tem qualquer passatempo a decorrer. Mas será uma questão de estarmos atento/as.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Descontos Lisboa Viva

lisboa_viva_portal.jpg

 

É detentor do cartão Lisboa Viva? Sabia que com este cartão pode usufruir de descontos em várias lojas e espaços culturais? Muitas pessoas desconhecem por completo ou esquecem-se desta possibilidade. Mas vale bem a pena espreitar esta página e ver as vantagens que o Lisboa Viva lhe oferece. Alguns descontos são acumuláveis com outras promoções.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Passatempos de livros

1270305_10151943482122164_1950030970_o.jpg

 

Se é como eu, um/a leitor/a compulsivo/a de livros e não perde uma boa oportunidade, esta página do Facebook vai interessar-lhe. Chama-se Só passatempos de Livros e apresenta concursos que estejam a decorrer em Portugal e os respectivos resultados. É um espaço alimentado por todo/as o/as membros aumentando, assim, a oferta e a possibilidade de todo/as pudermos ganhar.

 

Boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Comida para solteiros

11072370_1575461396053920_13051077_n.jpg

Se vive ou já viveu sozinho, certamente deparou-se com inúmeras dúvidas sobre o que cozinhar para as suas refeições. Eu já! Praticamente todos os dias tenho dúvidas deste género. Quer queiramos quer não, fazer o almoço ou o jantar para uma só pessoa não é o mesmo que cozinhar para uma família. Já se imaginou a confeccionar um cozido à portuguesa ou uma só feijoada só para si?!

 

O que acontece muitas vezes é recorrermos aos pré-cozinhados disponíveis no supermercado ou ao pacote de cereais que está mesmo ali à mão, com todos os custos que esta decisão pode ter para a nossa saúde e para a nossa carteira.

 

Foi a pensar nas pessoas que vivem sozinhas que a Neuza criou o blogue Comida para solteiros. Aqui, encontramos as mais variadas receitas, fáceis, rápidas e em conta, acompanhadas por fotografias que nos enchem o olho.

 

Bom apetite e... boas poupanças!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D