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Pague menos luz

Terça-feira, 26.02.13

Cada vez que vejo uma carta da EDP na caixa do correio até tremo. Ultimamente, a minha relação com a empresa não tem sido a mais amistosa. Por razões de ainda não consegui bem entender, a minha conta da electricidade tem vindo a subir a olhos vistos, sem que eu tenha aumentado o consumo de forma substancial. De alguém tiver alguma ideia do que poderá estar a passar-se, agradeço que me informe.

 

 

De facto, os gastos com a energia eléctrica absorvem cada vez uma fatia maior dos rendimentos das famílias. Na Bulgária, o país mais pobre da União Europeia, a recente subida do custo da electricidade provocou uma onde de protestos que culminou na demissão do governo.

 

 

É verdade que ainda não dediquei tempo suficiente para comprar devidamente os preços das várias empresas fornecedoras de electricidade. Um pouco porque as tarefas do dia-a-dia me têm absorvido muito tempo, um pouco porque não sei até que ponto os preços hoje apresentados não são uma forma apenas de angariar novos clientes, para os brindar, mais tarde, som subidas exorbitantes. Afinal, estamos num mercado liberalizado

 

 

Tudo isto vem a propósito da campanha ontem lançada pela Deco - Associação de Defesa do Consumidor intitulada "Juntos pagamos menos". O objectivo, de acordo com a associação, é realizar um lelião de electricidade, no dia 2 de Maio, e, assim, conseguir os preços mais competitivos do mercado. Quanto mais pessoas se associarem a esta iniciativa, maior será o poder negocial.

 

 

Tendo em conta que a minha factura da electricidade é cada vez mais gorda, não irei desperdiçar esta forma de a tentar emagrecer. Venham mais iniciativas do género!

 

 

Boas poupanças! 

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6 comentários

De MM a 26.02.2013 às 12:15

porque lhe aumentam a taxa enquanto não fizer novo contrato no mercado livre.

De FM a 26.02.2013 às 17:30

É bem verdade. Tenho mesmo que passar rapidamente para o mercado liberalizado, sob pena de ter que jantar à luz de velas.

:-)

De cs a 28.02.2013 às 15:44

Tenho uma pergunta. Este leilao tambem dá para juntar as conta do gás natural?

De FM a 28.02.2013 às 16:13

Não, este leilão é apenas para contratos de electricidade, segundo a informação disponibilizada no site. O facto de nos inscrevermos, não implica que sejamos obrigados a assinar contrato com o fornecedor que apresente a melhor proposta!

De Florinda Ferreira a 03.05.2013 às 18:25

EDP no seu melhor


Suponhamos um bom serviço da EDP, o nosso principal fornecedor de electricidade e a que preço


Como proprietários de um prédio construído em 2011, deparámo-nos que no dia 29 de Abril ficámos sem electricidade em casa a partir das 16:47, de inicio pensámos numa avaria, num curto-circuito, etc …., chamamos o electricista que acompanhou a obra para verificar a situação, mas afinal não era avaria, o corte de energia, deveu-se à falta do contador.

Identificada a causa da avaria pelo electricista, que afinal era, repito, apenas a falta do contador, contactámos a EDP por volta das 22:00 sobre a causa do levantamento do equipamento, a EDP confirmou que não havia qualquer registo de avaria/corte/intervenção para o local.

Então só nos restou uma ilação, verificou-se um furto, inédito, mas um furto, e mais inédito, o ladrão, depois de chamadas as autoridades, até deu a cara, mas não tem meios de comprovar que empresa lhe encomendou o lindo serviço, porque afinal o serviço seria noutro local que o profissional competente ou não, Sr. Rui Santos da Visabeira , nem se deu ao trabalho de verificar e decidiu sem averiguar se o contador estava a funcionar e portanto a consumir energia, e sem sequer questionar quando e como seria reposto o novo contador, logo de forma irresponsável e leviana deixou uma habitação cliente da EDP, com a sua conta corrente devidamente regularizada, sem abastecimento eléctrico, o que se traduziu na impossibilidade de utilização de água quente para os banhos, da utilização da placa eléctrica para fazer o jantar, etc …., o que implicou a deslocação a um restaurante para proporcionar uma refeição quente aos 2 clientes adultos e 2 clientes ainda crianças, mas todos cumpridores com a EDP, além do desagradável e triste transtorno causado por toda esta incompetência.

Mas afinal quem devemos responsabilizar?

Contactadas as duas empresas ambas, no seu melhor se desculparam mutuamente, a EDP insiste que não enviou qualquer Ordem de Serviço para a Visabeira , e por sua vez, a Visabeira confirma o recebimento, mas, quando lhes é solicitado a apresentação da mesma, a Ordem não existe ou simplesmente ninguém tem autoridade suficiente para mostrá-la. Ao que parece esta Ordem de Serviço que a EDP supostamente enviou à Visabeira , e digamos supostamente porque a EDP desmente a mesma, para levantamento de um contador que supostamente seria de obras, mas que afinal também não era, porque a substituição dos equipamentos já tinha acontecido em Janeiro de 2012, data em que o contrato passou de provisório a definitivo com a EDP, o principal fornecedor da nossa energia eléctrica e a que preço….


De FM a 05.05.2013 às 15:32

De facto, a situação que relatou é inadmissível. Já contactaram a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos?

Bom fim-de-semana

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