Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


Registar as despesas

Quinta-feira, 03.01.13

Esta é a tabela de Excel que desde há dois anos utilizo para registar as minhas despesas. Desde as mais insignificantes, como um simples café, até às mais elevadas, uma viagem, por exemplo. Há algum tempo que uma amiga me falava que fazia o mesmo, embora num programa informático próprio que me pareceu um pouco complicado para quem, como eu, percebe pouco de informática.

 

 

Além disso, era um pouco céptica quando ao facto de a utilização deste método nos ajudar, de facto, a controlar as despesas e a poupar algum dinheiro. Apesar de ter lido vários artigos sobre finanças pessoais a defenderem-no.

 

 

No início de 2011, decidi construir uma tabela de Excel e passar a registar todas as despesas. No início, esquecia-me de algumas, sobretudo se não as registava no próprio dia, mas rapidamente esta foi uma tarefa que entrou na minha rotina diária. Desde então, diariamente ou de dois em dois dias, registo todas as despesas. Para não me esquecer de nenhuma guardo todos os talões.

 

 

No ano passado, introduzi mais alguns items e a soma automática, por categoria e mês, o que me permite controlar melhor as despesas. Este ano, decidi que na categoria "supermercado" entrarão apenas as despesas com produtos alimentares e de limpeza. Isto porque às vezes, quando vou ao supermercado, compro livros, revistas, CD, etc., e costumava registá-los na mesma categoria.

 

 

Ao fim de dois anos, posso dizer-vos que esta tabela ajudou-me a alterar alguns hábitos. Por exemplo, não tinha noção do quanto gastava em cafés e em lanches fora de casa. No ano passado, essa foram duas despesas que consegui reduzir significativamente. Com a ajuda de outros métodos de poupança, posso dizer que, mesmo que não tenha conseguido poupar, pelo menos não aumentei os gastos.

 

 

E vocês, também registam as vossas despesas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Brightware a 17.01.2013 às 15:34

Eu também utilizo e da me imenso jeito...

Comentar post



Comentários recentes

  • micaela alves

    só falta mesmo lançar para a plataforma windowspho...

  • FM

    Provavelmente, haverá mais. Estes são aqueles de q...

  • wideawake

    Desconhecia alguns desses descontos! Obrigada

  • Clínica Dentária Lisboa

    Cá em casa tenho quem em poucos dias me deixe uma ...

  • joao

    http://www.comparaja.pt/blog/credito-pessoal-conhe...