Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Pesquisar

 


Subir a bainha das calças

Terça-feira, 30.10.12

Cá em casa nunca pagámos a alguém para nos subir a bainha das calças. Já viram quanto é que se paga numa modista ou numa loja para fazer algo tão simples? Mesmo para as pessoas que julgam não ter jeito para a costura, garanto que é muito fácil levantar uma bainha.

 

 

 

Para quem não tem muita prática, a melhor forma é estender numa superfície direita (tábua de passar a ferro ou mesa, por exemplo) o par de calças cuja bainha quer levantar, dobrado ao meio, na vertical.

 

 

 

Fazer o mesmo com o par de calças cujo comprimento esteja bem e estendê-lo por cima das calças novas. Com a ajuda de alfinetes, marque o comprimento das calças novas e corte o tecido dois ou três dedos mais abaixo.

 

 

 

Se a agulha e o dedal não a assusta, o melhor é vestir as calças novas e marcar o comprimento também com alfinetes. Assim poderá logo ver se a calça assenta bem. Corte o tecido deixando uma margem de dois a três dedos. Se for você a vestir as calças, o melhor é pedir ajuda a alguém nesta operação.

 

 

 

Depois de cortadas as calças, dobre o tecido a mais para dentro, regulando-se pela linha dos alfinetes. Se as calças forem em tecido, o melhor será alinhavar. Vire as calças do avesso e cosa a bainha tendo o cuidado de não deixar os pontos visíveis do lado direito.

 

 

 

Para que a bainha não se descosa facilmente, de 10 em 10 centímetros dê três a quatro pontos uns em cima do outros.

 

 

Fácil, não é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Web Informer Button

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De criatividade-em-movimento a 31.10.2012 às 00:02

Não acho que 3€ seja muito por levantar uma bainha.

É que demora tempo! E se for uma boa modista o trabalho não é como diz mas sim ainda mete passar o tecido a "corta-e-coze" para não desfiar com o tempo. E tudo isso leva tempo e gasto de materiais.

Claro que podemos sempre poupar dinheiro em casa a fazer algumas coisas mas se é para ter um serviço bem feito e com qualidade duradoura não é qualquer pessoa que pega numa tesoura e agulha e faz!

Porque uma bainha mal feita é meio caminho para umas calças ou saia arruinada.

;)

De FM a 31.10.2012 às 10:50

Gosto de seguir o ditado popular que diz "grão a grão enche a galinha o papo". Para mim, 3 euros são 3 euros. Neste post, refiro-me apenas às bainhas das calças. Garanto-vos que nunca fui apontada por ter uma bainha mal feita. Quanto à questão do passar a ferro, basta fazer essa operação numa altura em que vamos passar a roupa da semana. Não há necessidade de ligar o ferro de propósito!

;-)

Comentar post



Comentários recentes

  • micaela alves

    só falta mesmo lançar para a plataforma windowspho...

  • FM

    Provavelmente, haverá mais. Estes são aqueles de q...

  • wideawake

    Desconhecia alguns desses descontos! Obrigada

  • Clínica Dentária Lisboa

    Cá em casa tenho quem em poucos dias me deixe uma ...

  • joao

    http://www.comparaja.pt/blog/credito-pessoal-conhe...